sábado

TARTE DE PÊRAS


PARA A MASSA:
1 ovo, sal, 70 g de açúcar 150 g de farinha, 90 g de manteiga
50 g de amêndoas trituradas manteiga para forma farinha para
a superfície de trabalho leguminosas para cozedura sem recheio.
PARA A COBERTURA:
3 pêras maduras médias 2 colheres de sopa de sumo de limão 3 colheres
de sopa de geleia de marmelo para pincelar.
PARA O GLACÊ:
1 ovo, 80 g de açúcar 1 pitada de canela 2 colheres de sopa de vinho
moscatel 70 ml de natas 40 g de amêndoas trituradas.
PREPARAR:
1. Para fazer a massa, mistura o ovo com uma pitada de sal e o açúcar até ficar cremoso. Adiciona a farinha, a manteiga e as amêndoas trituradas e amasse tudo até obter uma massa homogénea. Envolva em película aderente e deixe repousar durante cerca de  uma hora no frigorífico.

2. Pré-aqueça o forno a 220ºC e unte uma forma ( 24 cm com manteiga. Estenda a massa numa superfície polvilhada com farinha e forre a forma com a massa. Cubra a base com papel de forno e depois com as leguminosas para a cozedura. Eu coloquei feijão.Leve ao forno e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos.

3. Lave as pêras , descasque-as , corte-as ao meio e retire os caroços. Faça cortes transversais fundos nas metades das pêras com uma distância de  2 mm, mantendo-as no entanto juntas. Salpique as pêras com sumo de limão.

4. Para o glacê, bata o ovo com o açúcar e a canela até ficar com uma tonalidade amarelo claro, depois adicione o moscatel, as natas e as amêndoas trituradas.

5. Remova as leguminosas e o papel vegetal da massa previamente cozida. Forme uma estrela com as metades das pêras, colocando a parte lisa para baixo sobre a massa espalhe o glacê por cima e diminua a temperatura do forno 200 º C . Deixe cozer durante 25 minutos, retire do forno e deixe arrefecer. Para o glacê, aqueça a geleia de marmelo  até que a mesma liquidifique e pincele sobre a tarte.

Pode parecer difícil  e chata de fazer mas no final vale mesmo a pena  porque fica divinal!
Espero que gostem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário